Quais são os tipos de textos que existem?

Tipo de texto refere-se ao conceito de estrutura linguística do texto, ou seja, define os pontos fortes da estrutura expressiva e sintática, os elementos que caracterizam e retêm cada modelo textual, além de indicar os objetivos comunicativos de cada tipo. Os tipos de texto mais populares são:

  • narrativo
  • descritivo
  • dissertativo
  • expositivo
  • injuntivo 

Além do conteúdo deste artigo, se você tem o objetivo de aprender mais sobre tipos de textos, indicamos que você faça um Curso de Redação Online. O curso será uma excelente ferramenta para melhorar a sua escrita.

Vamos lá?

Texto narrativo

Texto narrativo é um texto que sugere relatar eventos e situações, sejam eles reais ou fictícios. Para apresentar a história, a fonte utiliza personagens de um tempo e espaço específicos, definimos que o texto será composto por: atores dos fatos. Muitos gêneros utilizam tipologias narrativas para diferentes propósitos, de modo que os textos vão apresentar diferentes formas de mobilizar elementos narrativos.

·         Caráter e estrutura do texto narrativo

Definimos que os textos narrativos são caracterizados por seus aspectos factuais e performativos, pois relatam eventos por meio do uso de personagens, as vidas ou experiências imaginadas que os personagens “encenam” no texto.

Assim, em um texto narrativo, personagens primários e secundários, além de espaço e tempo, estão presentes. O espaço pode se referir ao espaço físico (por exemplo, país, estado, cidade) ou espaço social (por exemplo, elites, classes populares, etc.).

O tempo pode se referir a contagens cronológicas ou tempo mental. O tempo não será calculado por horas, dias ou anos, mas pelo conteúdo subjetivo e psicológico expresso pelos personagens, podendo viajar por diferentes épocas através da memória.

Há também um elemento importante, especialmente para textos onde o gênero narrativo domina: o narrador. O narrador será o ponto de vista no qual a história será contada, portanto, jamais será o mesmo que o autor. Primeiramente, o narrador é dividido em:

·         Primeira pessoa: quem narra quem vive de fato;

·         Terceira Pessoa: O narrador observa os fatos de fora.

Dentro dessas duas formas, existem outras possibilidades de explorar a ferramenta e criar os devidos efeitos diferentes.

Texto descritivo

Segundo os Cursos de Redação, o texto descritivo é um tipo de texto caracterizado por expor as devidas características ou atributos de um determinado objeto, seja material (como paisagens, produtos físicos, etc.) ou imaterial (sentimentos, serviços, produtos digitais etc.).

O objetivo da descrição é fornecer uma apresentação alinhada com os objetivos do apresentador para que o leitor possa visualizar mentalmente os objetos apresentados.

·         Características e estrutura do texto descritivo

Os textos descritivos caracterizam-se pela forte presença de verbos de ligação e de adjetivos ou até de outros determinantes cuja finalidade é estabelecer uma imagem que seja mental do objeto apresentado. É comum que esse tipo de texto tenha uma forte presença de descrições visuais, de modo que olhar de perto um objeto é uma ação essencial.

Texto dissertativo

O tipo de texto dissertativo é o texto em que o autor vai se propor a apresentar o determinado tema, com base em um argumento consistente, para se posicionar sobre aquele tema ou tema por meio de avaliação, fundamentação, conceitos e exemplos.

·         Características e estrutura do texto dissertativo

Uma dissertação é uma apresentação baseada em uma dissertação ou opinião sobre um tópico. Esta tese é baseada em argumentos baseados em dados, pesquisas, conceitos, entre outros.

Portanto, um bom artigo deve apresentar uma estratégia que seja convincente. Portanto, está estruturado da seguinte forma:

·         Demonstrar temas através de demonstrações preliminares

·         Constatações iniciais que levarão ao desenvolvimento do texto

·         Problematização temática e conclusões preliminares

·         Resolução de consultas

·         Conclusão e avaliação final

Para facilitar a elaboração dessa estrutura, o tipo de texto dissertativo é sustentado por reflexões, explicações e exposições de ideias para dar a conhecer a dissertação original.

Texto expositivo

O tipo de texto expositivo vai se caracterizar por apresentar conhecimentos consensuais de diferentes áreas sem intervir em nenhum questionamento ou debate sobre o tema. Portanto, esse gênero visa apresentar o conhecimento de mundo organizado em uma estrutura que seja lógica, que facilite a compreensão do leitor.

·         Características e estrutura do texto expositivo

O texto explicativo pode ser organizado de diferentes maneiras para apresentar um tópico ou conhecimento. A estrutura básica tende a ser:

o   Dedutivo-geral-normativo: partindo do conhecimento abrangente e apresentando o conhecimento específico.

o   Indução-norma-generalização: generalização desde o início do conhecimento específico até o presente.

o   Dedução-indução-generalização-norma-generalização: Começa com o conhecimento geral, propõe uma especificação e termina com uma nova generalização.

Texto injuntivo

O tipo de texto de proibição é caracterizado por fornecer instruções para realizar as devidas ações, de modo que o texto induz o leitor a fazer algo. Sua aplicação existe em instruções, ordens, prescrições, etc.

·         Características e estrutura do texto injuntivo

Os textos injuntivos aparecem principalmente em orações na forma de verbos imperativos, expressando comandos ou pedidos, organizados em uma ordem que facilita a execução da ação solicitada.

Dessa forma, um texto inibitório fazendo uma súplica ou pedido poderia utilizar previamente um tipo expositivo com o objetivo de apresentar uma situação ou usar um artigo para defender um ponto, e então fazer um pedido.

A diferença é que, por exemplo, em manuais de instruções, os tipos de banimento podem ser organizados na ordem cronológica das ações que são indicadas. Desta forma, o leitor obedece não só aos pedidos, mas também à sua ordem estrutural.

Quais são os tipos de textos que existem
Quais são os tipos de textos que existem

Diferença entre tipo de texto e gênero de texto

Os tipos de texto vão definir as devidas características estruturais e gramaticais do texto, isso quer dizer que elas definem as estruturas sintáticas mais comuns, as partes mais óbvias do discurso, os elementos que compõem o tipo e os objetivos linguísticos de cada categoria, o tipo que ela vai expressar aos seus leitores. Por exemplo, eles são do tipo narrativo, descritivo, expositivo, de tese e injuntivo.

Os tipos de texto definem como se comportar no mundo por meio do texto, ou seja, representam modelos tradicionalmente aceitos para realizar algum tipo de comportamento social.

Dessa forma, definem o contexto de uso, função social, tipo de interlocutor, tipo de linguagem etc. Exemplos de tipos de texto são: cartas de solicitação, atas de reunião, anúncios, notícias, reportagens.



Post Original Revista QMIX

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que investir em criptomoedas pode ser um bom negócio

Como gerar leads grátis

Vale a pena investir no Google Ads?