O que fazer para curar uma unha machucada

Uma unha machucada geralmente é o resultado de um acidente que você não quer repetir. A maioria das pessoas já experimentou a agonia de bater o dedo do pé ou bater o dedo na porta. Uma unha machucada é dolorosa e pode levar meses até que pareça normal novamente. Em alguns casos, sua unha pode cair – imediatamente ou semanas depois.

O que fazer depois de machucar a unha

Após um forte impacto no dedo do pé ou do dedo do pé, sua unha pode parecer machucada. Mas é o tecido sob a unha que está machucado – não a unha em si. Sangue ou hematomas sob a unha são conhecidos como hematoma subungueal.

Se você vir sangue ou hematoma sob a unha após uma lesão, procure atendimento médico em breve – dentro de dois dias. Embora possa parecer nada demais, um hematoma nas unhas precisa de atenção médica por vários motivos.

Contusões nas unhas podem causar dor a longo prazo

A dor que você sente por causa de uma unha machucada não é apenas do acidente. “O sangue preso sob a unha pressiona os nervos dos dedos das mãos ou dos pés.” “Essa pressão pode ser excruciante, dificultando o trabalho ou a realização de atividades diárias.”

E a dor no nervo do sangue preso pode levar semanas para melhorar – a menos que seu médico cuide disso imediatamente. “Podemos drenar o sangue com trepanação, um procedimento simples e indolor que alivia a pressão e a dor rapidamente.” “Mas se não drenarmos esse sangue nas primeiras 48 horas, ele coagula. A coagulação causa um volume sob a unha que pode levar a semanas de dor desnecessária”.

Após um procedimento de trepanação, mantenha a unha limpa e seca. “Não mergulhe sua unha ferida em uma banheira ou banheira de hidromassagem. Evite nadar até que seu provedor diga que está tudo bem.” “Isso às vezes pode levar a rachaduras na pele e um convite para infecção.”

Seu dedo ou dedo do pé pode ser quebrado

Uma pequena fratura óssea em seu dedo ou dedo do pé pode ser difícil de detectar sem exames médicos. “Muitas pessoas não percebem que sua lesão pode resultar em um dedo quebrado ou dedo do pé também. Os raios-X são, portanto, importantes.” “Se você tem um grande hematoma embaixo da unha, há uma boa chance de você ter um osso quebrado também.”

Fraturas não tratadas podem cicatrizar incorretamente. “Um osso que cicatriza na posição errada pode interferir no funcionamento natural do seu dedo ou dedo do pé”, explica o Dr. Capin. “Também pode causar dor a longo prazo.”

Seus nervos podem ser danificados

Os nervos dos dedos das mãos e dos pés são importantes para a sua função diária. Os nervos nos dedos dos pés ajudam você a andar e ficar de pé. Os nervos dos dedos são necessários para tudo, desde pegar objetos até digitar. Se seus nervos estiverem danificados, você pode ter sintomas de longo prazo, como formigamento, fraqueza ou dor.

“Para pequenos danos nos nervos, você pode precisar descansar e imobilizar o dedo ou o dedo do pé”. “Casos mais complicados podem exigir fisioterapia ou cirurgia. Examine sua lesão imediatamente para que seu médico possa recomendar os próximos passos para o tratamento.”

Sua unha pode ficar permanentemente deformada

A matriz da unha é a área sob a base da unha onde a unha cresce de forma linear. Danos à matriz das unhas podem afetar o crescimento das unhas. Você pode acabar com uma unha que nunca mais parece certa.

“Uma lesão na matriz da unha pode causar deformidade permanente da unha, perda de contorno e forma naturais”. “Sem tratamento, você pode acabar com uma unha com um formato incomum ou uma depressão que nunca desaparece.”

Minha unha está caindo – e agora?

Mesmo uma pequena lesão no leito ungueal pode desfazer a “cola” que prende a unha no dedo ou no dedo do pé. Então, sim, sua unha pode sair após uma lesão – mesmo com o tratamento médico correto. Ou você pode ter a experiência desagradável de arrancar acidentalmente sua unha.

Se você arrancou toda ou parte da unha e está sangrando:

  1. Aplique pressão com um pano limpo por vários minutos para parar o sangramento.
  2. Uma vez que o sangramento parou, aplique uma pomada antibiótica e um curativo.
  3. Ligue para o seu médico ou vá a uma unidade de atendimento de urgência para que eles possam avaliar os danos.

Se você machucou sua unha há algum tempo e ela está saindo, não tente removê-la você mesmo. “Se a unha estiver incomodando você, seu médico geralmente pode removê-la com segurança”, aconselha o Dr. Capin. “Uma nova unha crescerá, mas levará vários meses.”

À medida que o leito ungueal cura:

  • Permita que seu dedo ou dedo do pé lesionado “respire” o máximo possível. Cubra-o com um curativo apenas quando precisar de proteção extra ou se tiver dor significativa.
  • Mantenha a area limpa e seca.

Sinais de infecção após lesão nas unhas

Uma lesão na unha pode levar a infecção se os germes entrarem no seu corpo através de uma ruptura na sua unha ou pele. E se sua unha sair, você provavelmente tem uma abertura no dedo ou no dedo do pé onde uma infecção pode começar.

Algumas infecções requerem antibióticos, mas apenas o seu médico pode dizer se você precisa deles. Fique atento aos sinais de infecção após uma lesão nas unhas, incluindo:

  • Febre ou mal-estar.
  • Vermelhidão ou listras vermelhas em sua pele.
  • Pele ou unha quente ao toque.
  • Inchaço ou dor significativa.

Quando você tem um hematoma na unha sem causa

E se você notar descoloração ou hematoma sob a unha, mas não se lembra de machucá-la? Isso é um sinal de que você deve consultar seu médico.

“Se você notar descoloração sob sua unha sem lesão, entre em contato com seu médico”. “Às vezes, é apenas uma toupeira ou marca de nascença inofensiva. Outras vezes, no entanto, a descoloração das unhas pode sinalizar uma condição de saúde que precisa de tratamento, incluindo câncer de pele”.

Não ignore um hematoma nas unhas

Se você fez um número na unha, pode ficar tentado a encobri-lo e seguir em frente. Mas afaste-se do esmalte ou bandagens. Sem cuidados imediatos, você pode acabar com dores graves ou danos no dedo ou no dedo do pé.

Em vez de resistir, procure um instituto ortopédico ou visite um centro de atendimento de emergência. O cuidado certo pode lhe dar o alívio da dor muito necessário e ajudar a prevenir problemas futuros com sua unha.



Post Original Revista QMIX

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tempero caseiro para torta de maçã – Como fazer?

Fazer exercícios todos os dias emagrece? Saiba aqui!

ASSIM VIVE HOJE ANDREAS VON RICHTHOFEN IRMÃO DE SUZANE RICHTHOFEN: ‘NÃO QUEIRAM SABER DA MINHA VIDA’